Bolas-de-berlim dividem espaço com coxinhas em praias portuguesas.

As bolas-de-berlim fazem parte de um hábito alimentar praiano de grande parte dos portugueses e este hábito possui registros ainda da primeira metade do século XX, quando refugiados judeus que fugiam do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial trouxeram para Portugal este bolo doce que se parece com o “sonho” dos brasileiros.

Com a vinda massiva de imigrantes brasileiros para terras portuguesas, esta realidade vem mudando. Pude notar que quando estava aproveitando o verão de 2019 na praia de Carcavelos, em Cascais, o tradicional comércio ambulante de bolas-de-berlim deu espaço para o mais famoso salgado brasileiro, a coxinha. Por entre vozes altas que dizem “bolas-de-berlim, deliciosas bolas-de-berlim” já se ouve “olha a coxinha, é a coxinha brasileira chegando na área”.

Este novo cenário se dá pelo fato de que famílias brasileiras inteiras, de aposentados (reformados para os portugueses) a brasileiros com alto poder aquisitivo, que vieram comprar imóveis por Portugal. Somos uma das principais nações do mercado imobiliário português, o que tem aquecido os ânimos na terrinha, revelando uma caminhada para uma mudança cultural no país nos próximos anos. Hábitos e costumes estão evoluindo e a coxinha é reflexo disso.

Este salgadinho brasileiro, vendido nas praias como coxinha de frango, vem conquistando paladares portugueses e estrangeiros, de europeus a asiáticos. E não preciso nem falar que, até por eu ser brasileiro, que a coxinha dá de dez a zero nas tais bolinhas.

Rafael Folli
Fundador da Coxinha Brasileira
rafael@coxinhabrasileira.com

One Reply to “Bolas-de-berlim dividem espaço com coxinhas em praias portuguesas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *